6

22 janeiro 2015

APRENDENDO A TOCAR VIOLÃO: Minha experiência + dicas para quem está começando

Oi gente *-* Como estão? Vou falar pra vocês nesse post sobre violão, como foi a minha experiência para dar os primeiros passos e algumas dicas para que quem está começando.

Tem algumas coisinhas básicas do violão que você precisa saber e, ainda, saber identificar na cifra quando for entrar em sites e afins, ai vão elas:

 -  A posição das mãos: Esse é o básico, mas o que temos que frisar aqui é a questão do dedo polegar que serve de apoio para fazermos as notas. 

 - Os dedos têm numeração e precisamos saber direitinho para identificar os dedos que vamos usar para fazer a nota. Observe na cifra ao lado umas bolinhas numeradas, elas estão indicando qual  dedo é para ser posicionado em determinada corda e em determinada casa.


-  Outro detalhe importante é saber identificar as cordas da cifra no violão. As setas rosas que estão na cifra representam as brancas que estão no violão. 

- Cada casa é composta por 6 cordas, observe na cifra como é representada e observe no violão. 

Agora vamos resumir: Repare na cifra acima que a bolinha com o número 1 está me dizendo que devo colocar o dedo 1 na casa 2 e na 2ª corda de cima para baixo.

Esses passos são muito importantes para quem quer aprender a tocar. Comigo foi bem complicado, porque eu não conseguia identificar nada, sabe quando o negócio está claro na sua frente, mas parece que você vê tudo em álgebra? Pronto!! Era assim comigo. Fora isso ainda tinha a questão da coordenação motora, eu era péssima, quando fazia a nota parava a melodia e quando tocava a melodia parava a nota, hahahahah

Um dos passos mais importantes, também, foi conhecer um site legal que ensinasse bem direitinho. Só pra vocês saberem, tudo isso aprendi com o meu namorado que foi por conta dele que tive contato com o violão. Ele quem me ensinou no início e me apresentou o site também, porque assim, quando ele não estava eu praticava sozinha assistindo vídeo-aula ou lendo as cifras.


Pra mim, até agora, o melhor site é o CIFRA CLUB  e o canal do site também, porque eles postam muitas músicas e o site é muito completo. Está sempre atualizado com as músicas do momento, tem top 10 e afins e tem o aplicativo também. 

Uma dica muito importante quando você for pesquisar é colocar cifra simplificada, porque eles deixam os acordes bem simples facilitando o aprendizado. Quando você estiver mais craque, você faz a busca por cifras completas.

A primeira música que aprendi a tocar foi O sol de Jota Quest, que é bem simples e Deyckson me fez aprender em uma noite!!!





Então é isso gente, espero que tenham gostado e a minha dica final é: Pratiquem!! 
Eu ainda estou no início também, mas de tanto praticar eu já toco as músicas sem precisar ficar olhando para o violão para fazer as notas, tudo isso porque eu pratico.  


Obrigada pela visita, 
voltem sempre aqui e deixem as dúvidas ou me deixem dicas aqui em baixo! Beijos



BLOG Joseane Farias · Design por Alves Alvin · Todos os direitos reservados - Copyright © 2014 · Tecnologia do Blogger